terça-feira, 2 de março de 2010

Para todos os que se têm queixado...

Tenho recebido algumas queixas de que nao estou a actualizar o blog...peço desculpa, mas o tempo nao tem abundado, a inspiraçao tem falhado e/ou tenho tido muito em que pensar e que viver! Mas agora deparo-me com a dificil tarefa de resumir a última semana e meia... Vou tentar incluir (quase)tudo sem me extender demasiado, mas nao sei se o vou conseguir (aqules que me conhecem melhor sabem que tendo a perder-me nos pormenores!).

Comecemos pelo orfanato: Já desde alguns dias atrás me sentia um pouco desanimada porque tinhamos poucos míudos que saíam quando estávamos, porque nao conseguíamos planear, quanto mais concretizar actividades organizadas, porque as tías, na sua maioria, nao colaboram e (às vezes) até parece que boicotam um pouco os nossos esforços...confesso que havia mesmo dias que nao me apetecia ir e considerei até mudar de projecto, mas depois lembrava-me dos poucos míudos que estao sempre connosco, dos que perguntaram sempre por mim cada vez que, por alguma razao, nao fui e do que iam sentir, e nao conseguia deixar de ir, mas também nao me sentia bem quando lá estava.

Na 4a feira fizemos um workshop com todos os voluntários que estao em projectos em orfanatos e o staff da projects, em que partilhámos experiências e dificuldades, trocámos ideias para actividaes e como lidar com os miudos e, nao sei se por isso ou nao, na 5a feira quando fui senti-me muito mais tranquila e tudo me pareceu mais fácil. E depois 6a feira...como explicar como me senti 6a feira... Tivemos uma visita muito especial, que me tocou imenso...e que fez todo o sentido nesta fase da minha vida! Chama-se Damien Lopez, é Argentino e está à 3 anos a fazer o percurso Alaska-Ushuaia (na Patagónia) em bicicleta, e a percorrer todas as Aldeas SOS na América Latina...tem 33 anos e é (era) professor de Química e investigador na Faculdade, mas a sua verdadeira paixao era o desporto e as bicicletas. Assim, o que começou como um projecto unicamente pessoal de modo a realizar um sonho, depois de conhecer os miudos de uma Aldea por onde passou, passou a ser também um projecto de divulgaçao da organizaçao e angariaçao de fundos para todas as Aldeas onde vai passar por todas, ficar com eles uns dias, contar-lhes do seu projecto, do mundo... Vejam o site, vale a pena:
http://www.jamerboi.com.ar/mainenglish.html

Vim d elá ainda mais feliz que na 5a, a pensar que sim, que faz sentido, que podemos e devemos lutar pelos nossos sonhos e pelo que acreditamos, que podemos fazer a diferença com pequenos e grandes passos, que podemos deixar o mundo um bocadinho melhor! E na 2a as Tias da casa dos míudos com quem estou mais convidaram-me para jantar com eles antes de me ir embora, agradeceram-me por tudo...senti-me ainda melhor!
E de seguida fui eu ao encontro dos miudos que nao podiam sair de ao pé da casa deles, e eles ficaram tao contentes por eu estar alí que nao me largavam... estive a beber Mate com as mais velhas, a empurrar o baloiço aos mais pequenos (e nao tao pequenos...é incrivel o que fazem por atençao!)e, de repente, tinha os miudos de outras casas também à minha volta... Tinha de empurrar o baloiço simultaneamente à Juliana, ao Matias e à Malena, enquanto continuava a falar e a tomar Mate com a Macarena e a outra miuda que aind nao sei o nome porque nunca saía, com o Facundo a chamar-me para que o visse saltar no pneu, a Verónica que me queria mostrar que dava um a cambalhota na barra, o Ramiro que queria que visse que fazia bolas de sabao e a Pamela que nao me largava o pecoço com beijos e abraços, enquanto iam chegando sempre mais, agora com a vera, a marlies e o Joris já por alí, porque estava na hora de irmos embora...mas ainda nos levou mais meia-hora a despedir de todos!

A toda esta montanha-russa de emoçoes à que juntar:
1) mais uma saída para ver o Dj Martin Huergo na 5a, que, porque o Joris se pôs a falar com ele na festa de sábado passado e tinha o numero ( e o rapaz é realmente simpático!) nos pôs os nomes na guestlist dele e, como também mora em Villa Allende ainda nos deu boleia para casa! E, por coincidência também vai estar em Mendonza para as festas da Vindima na 6a, como eu! Aliás, eu vou estar todo o fim-de-semana e depois cruzo os Andes e dou um pulinho ao Chile, a Valparaíso...finalmente matar saudades do mar!!!

2)Um fim-de-semana em Ichu Cruz, a 1 hora de Córdoba, em Cabanas, junto ao rio...um sitio lindo lindo e sossegado, excepto quando se juntam à noite 26 voluntários no alpendre de uma cabana de 6...

Entre tudo isto e tudo o que me vai na cabeça, a única coisa que tem faltado (para além da óbvia falta que sinto de todos vocês!) sao noites bem dormidas!

Eu e o Chris somos os únicos voluntários acimas dos 26 anos (estando a grande maioria nos 18/19 anos!) mas é incrívelcomo isso se sente pouco... Há alguns que sim, com quem nao consigo grande empatia, mas é impressionante como consigo estar horas a falar com a Célia, a Ross, a Eliza ou o Joris...Só mesmo na capacidade de controlar o álcool e as reacçoes ao mesmo é que sinto realmente alguma diferença!

Quanto a fotos (outra das queixas) lamento informar que a minha máquina nao sobreviveu à "espuma louca" do Carnaval de Unquillo de à 3 semanas atrás e por isso, enquanto nao chegar a que já está encomendada ou consiga reunir as fotos das outras máquinas (projecto que se tem afigurado complicado!), estou dependente dos tag´s no facebook, mas estou a tratar disso!

Sem comentários:

Enviar um comentário