sábado, 9 de janeiro de 2010

Fim-de-semana

Chegou o fim de semana...sai de Lisboa há precisamente 1 semana! As saudades fazem com que pareça mais tempo, mas ao mesmo tempo passou a correr...é muita coisa para assimilar!

Os miudos ficaram tristes quando lhes dissemos que nao íamos aos fins de semana. "Oh, ahora va a ser mucho mas aburrido!" disse a Julieta quando me despedi ontem, e ela só se veio juntar a nós na 5a! A Tresa e o Palmer bem se esforçam, mas os miudos ficam frustrados quando nao conseguem comunicar com eles...excepto o César, que tem conversas de meia hora com a Tresa, mesmo que ela nao lhe consiga responder...acho que gosta dos monólogos!

Acho que já percebi como é que tenho de lidar com a Brenda e isso facilita muito as coisas com os outros miudos, porque tambem vêm que nao têm de lhe bater para ela lhes dar as coisas...nao é assim tao linear, mas vejo melhorias! E com a Natalia, que começou por querer tirar as coisas mesmo sem autorizaçao, ontem quando me tirou os lapis e começou a correr bastou-me dizer-lhe, que se eu nao podia confiar nela, entao nunca iamos conseguir ser amigas...deixou-se ficar no canto dela e 5 minutos depois veio-me entregar os lápis. E ontem também consegui que usasem todos os 2 frasquinhos para fazer bolinhas de sabao sem discutirem! Só houve um deles que se estava a armar em esquisito, mas a Paloma (que é uma querida, e tao bem comportada!!!) veio-me dizer e só tive de lhe dizer que só tinhamos 2 e que eram para eles partilharem todos, sem discussoes! E ele entregou-o...confesso que nao me conhecia assim tao paciente!

As vezes nao sei muito bem o que fazer...ontem quando a Natalia e a Melissa nao queriam dar a bola de Basquete a mais ninguem, depois de ja ter estado a conversar com elas so me apetecia tirar-lha, mas também já percebi que äs vezes nao vale a pena. Fui com os mais pequenos fazer desenhos e passado um bocado la estavam as 2 e ai ja se portam melhor!

Para a semana vai para lá mais uma voluntaria (alema ou dinamarquesa, nao me lembro) que tambem fala espanhol...acho que vai ajudar muito e deve trazer mais ideias também!

Ontem fui ver o Avatar com outros voluntários...espero nao ferir susceptibilidades, mas...que bela treta!
Estou ansiosa que reabra o Cineclub de Cordoba, para ver fimes como deve ser ( todos a 10 pesos por mês!), mas só em Fevereiro! Aliá, Fevereiro é um mês cheio de actividades e festivais! Janeiro é o equivalente ao nosso Agosto, e sendo Córdoba uma cidade universitária, está tudo um bocadinho parado!

Vou almoçar...e depois, ver o desenho que me fizeram na "Da house" para a minha tatuagem...quem sabe se a faço ainda hoje!

2 comentários:

  1. Acho extraordinária essa capacidade afectiva tentacular que se manifesta só quando as intenções são o altruísmo e a solidariedade.

    Pelo que te leio, imagino-te em constante actividade mitótica, num desdobramento e multiplicação de braços para dar abraços, pernas para dar colo, cabeças para espalhar sorrisos, coração para dar carinho.

    Só deve acabar quando no final do dia passas o portão, recolhes todos os pedaços de ti e voltas a ser una, de regresso a casa, não é? Quantas de ti já conheceste aí, Pipas? :)

    Fazes-me lembrar com muita saudade os meus tempos na Ajuda de Berço. E agora lembro-me do calor reconfortante que sentia no peito quando saía de lá. Lembro-me das lapas que me saltavam para o colo mal entrava e que só me largavam a custo quando saía. A necessidade de carinho das crianças era o elixir de toda a minha dedicação.

    Mas lembro-me que também que da facilidade de desiludir ou magoar um deles.
    Um olhar desviado na direcção de outra criança quando nesse momento era outro par de olhos a pedir-nos um sorriso... um segundo a mais com outro ao colo quando nesse momento um deles se aproxima... é o suficiente para que se sintam preteridos.

    São crianças muito mais sensíveis que quaisquer outras. No teu caso são bastante mais velhas, mas também notas isso, Pipas? Sentes que tens que ter muito cuidado na atenção que dás a cada um?

    Um beijinho grande cheio de saudades!
    Carolina.

    ResponderEliminar
  2. Noto sim Carol...mas estao tao sedentas de afecto que basta um olhar no momento seguinte para que se esqueçam de tudo e me saltem para cima!

    Un besito...e muitas saudades!

    ResponderEliminar